ASPECTOS QUALIQUANTITATIVOS DA GESTÃO EDUCACIONAL
O termo administração surge a partir das transformações econômicas, sociais e políticas de várias culturas. Sobre o assunto, leia as proposições a seguir:
I - Nas sociedades primitivas surgiu quando o ser humano sentiu a necessidade de resolver problemas de interesse comum (na família, na tribo, no exército, na igreja e por fim no Estado).
II - Após a Revolução Industrial (séc. XVIII), o modelo administrativo enraizado nas regras da vida familiar, da religião e do exército, vai cedendo lugar a novos mecanismos e metodologia organizacionais.
III - A administração vai acompanhando o desenvolvimento da complexidade da sociedade humana, pois, com o passar do tempo, vão surgindo novas propostas de administração.
Está correta a alternativa:
I e II
Apenas I
II e III
I, II e III
Apenas III
Na LDB9394/96, inciso VI do artigo 9º, a avaliação é chamada a atuar como produtora de informações sobre os alunos, professores e escolas, com vistas a subsidiar a elaboração de políticas educacionais.
Identifique a opção que apresenta, fidedignamente, esse texto da Lei:
A União incumbir-se-á de assegurar processo nacional de avaliação do rendimento escolar no Ensino Fundamental, Médio e Superior, em colaboração com os sistemas de ensino, objetivando a definição de prioridades e a melhoria da qualidade do ensino.
A União incumbir-se-á de assegurar processo nacional de avaliação do rendimento escolar na Educação Infantil, Ensino Médio e Superior, em colaboração com os sistemas de ensino, objetivando a definição de prioridades e a melhoria da qualidade do ensino.
A União incumbir-se-á de assegurar processo nacional de avaliação do rendimento escolar no Ensino Médio e Superior, em colaboração com os sistemas de ensino, objetivando a definição de prioridades e a melhoria da qualidade do ensino.
A União incumbir-se-á de assegurar processo nacional de avaliação do rendimento escolar na Educação Infantil e Ensino Fundamental, em colaboração com os sistemas de ensino, objetivando a definição de prioridades e a melhoria da qualidade do ensino.
A União incumbir-se-á de assegurar processo nacional de avaliação do rendimento escolar no Ensino Fundamental e Médio, em colaboração com os sistemas de ensino, objetivando a definição de prioridades e a melhoria da qualidade do ensino.
A Provinha Brasil é uma avaliação diagnóstica aplicada aos alunos matriculados no segundo ano do ensino fundamental. Oferece aos professores e gestores escolares um instrumento que permite acompanhar, avaliar e melhorar a qualidade da alfabetização e do letramento inicial oferecidos às crianças.
PORQUE
Seu objetivo é uma das metas do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), “que todas as crianças saibam ler e escrever até os oito anos de idade”.
Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.
As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.
As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
"Indicadores são sinais que revelam aspectos de determinada realidade e que podem qualificar algo. Por exemplo, para saber se uma pessoa está doente, usamos vários indicadores: febre, dor, desânimo. Para saber se a economia do aís vai bem, usamos como indicadores a inflação e a taxa de juros. A variação dos indicadores nos possibilita constatar mudanças (a febre que baixou significa que a pessoa está melhorando; a inflação mais baixa no último ano diz que a economia está melhorando)" (BRASIL, 2009, p. 15).
Leia as alternativas que trazem informações sobre os indicadores de qualidade e identifique quais estão corretas:
I. são importantes porque ajudam a traçar um diagnóstico da situação educacional do município em relação ao acesso e à repetência escolar.
II. são úteis para identificar eventuais problemas de fluxo escolar e para subsidiar a definição de metas no PME.
III. são fundamentais, uma vez que garantem a melhoria da qualidade da educação básica no país.
IV. são necessários por permitirem comparar as taxas de repetência do município com as taxas do Brasil.
A opção correta é:
II, III, IV
I, II, III
I, II, III, IV
I, II, IV
I, III, IV
Quando se fala em avaliação da educação é necessário levar em conta os indicadores de qualidade em educação: quantidade X qualidade. Sobre o assunto, analise os apontamentos a seguir, assinalando (V) para os apontamentos corretos e (F) para os apontamentos falsos:
( ) Indicadores são sinais que revelam aspectos de determinada realidade e que podem qualificar algo.
( ) O acesso à Educação Fundamental é importante, mesmo sem levar em conta o fluxo e a aprendizagem escolar.
( ) A quantidade determina a qualidade em educação, porque quando a oferta é para poucos, a qualidade diminui; do mesmo modo que quando a oferta é para muitos, a qualidade aumenta.
( ) Além do acesso, é preciso possibilitar que a criança permaneça na escola, com garantia de aprendizagem e não uma permanência descuidada apenas para aumentar os índices de permanência.
( ) O nível de aprendizagem dos alunos pode ser averiguado com base nos resultados do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb).
( ) Para os responsáveis pelo Ensino Fundamental, esses indicadores são importantes porque ajudam a traçar um diagnóstico da situação educacional.
A opção que apresenta a sequência correta é:
V, F, F, V, V, F
V, V, V, F, F, F
F, V, F, V, F, V
V, F, V, V, F, V
V, F, F, V, V, V
"Conselho de Escola - (...) pode ser esse espaço de construção do projeto de escola voltado aos interesses da comunidade que dela se serve, proporcionando o exercício da cidadania, o aprendizado de relações sociais mais democráticas, a formação de cidadãos ativos. Por meio do Conselho, a população poderá controlar a qualidade de um serviço prestado pelo Estado, ou seja, poderá definir e acompanhar a educação que lhe é oferecida (CISEKI; ROMÃO, 1998, p. 44).
Quanto às funções do Conselho de Escola, associe:
1- Função Deliberativa
2- Função Consultiva
3- Função Fiscal
4- Função Mobilizadora
( ) Apoia, promove e estimula a comunidade escolar e local a participar em busca da melhoria da qualidade do ensino.
( ) Acompanha, avalia e fiscaliza o cumprimento das ações desenvolvidas pela unidade escolar.
( ) Assessora a gestão da unidade escolar, analisando e opinando sobre as questões encaminhadas pelos diversos segmentos da escola.
( ) Elabora, aprova, toma decisões relativas às ações pedagógicas, administrativas e financeiras.
A sequência correta é a da opção:
1, 2, 3, 4
2, 3, 4, 1
4, 3, 2, 1
4, 1, 2, 3
3, 4, 2, 1
A implementação de projetos e programas de gestão escolar no Brasil é fruto das discussões empreendidas a partir do processo de redemocratização, instaurado em 1985, se tornando tema central de textos legais.
Portanto, a gestão democrática é um dever da escola e dos que a gereciam, definida pelo(a):
I- Constituição Federal de 1988
II- LDB Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996
III- ECA Estatuto da Criança e do Adolescente
Marque a alternativa correta:
I e II
I
III
II
I e III
“Os caminhos para implantação de uma gestão democrática e participativa necessita, não só dos convites aos participantes do processo, mas, sim da geração de condições para que os mesmos se insiram no processo”.(ROMÃO, 1997, p. 67)
Com relação à gestão democrático-participativa, identifique as proposições corretas:
I- O termo gestão deve significar uma nova postura que reconhece a importância da participação e planejamento conscientes de todos os envolvidos no processo.
II- Embora o gestor não seja o único responsável pela gestão, seja em seus aspectos técnicos, administrativos e pedagógicos, é o gestor quem responde pelos resultados pedagógicos, juntamente com O coordenador pedagógico.
III- Outra ideia a ser superada é a de que apenas o professor tem a atribuição de ensinar. Todas as pessoas que trabalham na escola são educadores e, devem, por isso ensinar por meio do exemplo de boas atitudes: educação, respeito, entre outros.
IV- A função do gestor é eminentemente administrativa, por isso a responsabilidade pedagógica é dos professores que ensinam os conteúdos disciplinares e do coordenador pedagógico que dá assistência direta ao trabalho do professor.
Marque a alternativa correta:
I, II, III
I, II, IV
I, III, IV
II, III, IV
I, II, III, IV
Com o processo de descentralização cabe à escola promover a formação continuada dos profissionais docentes e administrativos.
Nas palavras de Libâneo (2006, P. 389):
A formação continuada é a garantia do desenvolvimento profissional permanente. Ela se faz por meio do estudo, da reflexão, da discussão e da confrontação das experiências dos professores. É responsabilidade da instituição, mas também do próprio professor. O desenvolvimento pessoal requer que o professor tome para si a responsabilidade com a própria formação, no contexto da instituição escolar.
De todas as discussões apresentadas, a seguir, apenas uma não é entrave para que essa formação aconteça de fato.
Assinale-a:
Transferência de responsabilidade do fracasso escolar à família, ao aluno e ao sistema educacional, ocasionando, muitas vezes, o mascaramento da falta de preparo profissional.
Reuniões administrativas sem objetividade e conselhos de classe que priorizam problemas disciplinares, como principal causa do baixo rendimento do aluno.
Falta de recursos humanos e de tempo disponível, pois os professores, geralmente, trabalham dois, três turnos para garantirem uma remuneração digna.
Rejeição às políticas educacionais, em detrimento da desvalorização da carreira, o que dificulta a responsabilidade do próprio profissional com a sua formação.
Mesmo com a ausência de um plano de carreira justo, os profissionais da educação ainda investem parte de seus baixos salários em cursos e capacitações.
A escola é uma organização diferente das empresas convencionais porque é um sistema de relações com fortes características interativas, pela intencionalidade de seus atos que é a promoção da formação humana. Quando utilizamos o termo gestão ao invés de administração, é para dar um caráter mais amplo dessa tarefa tão complexa. Segundo Libâneo, gestão é a atividade pela qual são mobilizados meios e procedimentos para se atingir os objetivos da organização, envolvendo basicamente, os aspectos gerenciais e técnico-administrativos (LIBANEO, 2008, p. 101).
Portanto, o processo de organização e gestão da escola deve estar sistematizado, articulado e concretizado de que forma?
Nos planos e projetos que a escola elabora de forma democrática, coletiva e participativa.
Na legislação vigente, sob a responsabilidade unilateral do Estado, cumprindo fidedignamente o que é imposto.
Nas metas traçadas, no início de cada ano letivo, pelo corpo docente, especialistas e funcionários, nas reuniões de planejamento.
Nos registros feitos nos conselhos de classe para que os alunos tenham maior aproveitamento nas avaliações e, com isso, a garantia de melhor qualidade do ensino.
No dia a dia, conforme surjam problemas que precisam ser solucionados para não atrapalhar o bom andamento da escola.
I e II
Apenas I
II e III
I, II e III
Apenas III
Na LDB9394/96, inciso VI do artigo 9º, a avaliação é chamada a atuar como produtora de informações sobre os alunos, professores e escolas, com vistas a subsidiar a elaboração de políticas educacionais.
Identifique a opção que apresenta, fidedignamente, esse texto da Lei:
A União incumbir-se-á de assegurar processo nacional de avaliação do rendimento escolar no Ensino Fundamental, Médio e Superior, em colaboração com os sistemas de ensino, objetivando a definição de prioridades e a melhoria da qualidade do ensino.
A União incumbir-se-á de assegurar processo nacional de avaliação do rendimento escolar na Educação Infantil, Ensino Médio e Superior, em colaboração com os sistemas de ensino, objetivando a definição de prioridades e a melhoria da qualidade do ensino.
A União incumbir-se-á de assegurar processo nacional de avaliação do rendimento escolar no Ensino Médio e Superior, em colaboração com os sistemas de ensino, objetivando a definição de prioridades e a melhoria da qualidade do ensino.
A União incumbir-se-á de assegurar processo nacional de avaliação do rendimento escolar na Educação Infantil e Ensino Fundamental, em colaboração com os sistemas de ensino, objetivando a definição de prioridades e a melhoria da qualidade do ensino.
A União incumbir-se-á de assegurar processo nacional de avaliação do rendimento escolar no Ensino Fundamental e Médio, em colaboração com os sistemas de ensino, objetivando a definição de prioridades e a melhoria da qualidade do ensino.
A Provinha Brasil é uma avaliação diagnóstica aplicada aos alunos matriculados no segundo ano do ensino fundamental. Oferece aos professores e gestores escolares um instrumento que permite acompanhar, avaliar e melhorar a qualidade da alfabetização e do letramento inicial oferecidos às crianças.
PORQUE
Seu objetivo é uma das metas do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), “que todas as crianças saibam ler e escrever até os oito anos de idade”.
Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.
As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.
As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
"Indicadores são sinais que revelam aspectos de determinada realidade e que podem qualificar algo. Por exemplo, para saber se uma pessoa está doente, usamos vários indicadores: febre, dor, desânimo. Para saber se a economia do aís vai bem, usamos como indicadores a inflação e a taxa de juros. A variação dos indicadores nos possibilita constatar mudanças (a febre que baixou significa que a pessoa está melhorando; a inflação mais baixa no último ano diz que a economia está melhorando)" (BRASIL, 2009, p. 15).
Leia as alternativas que trazem informações sobre os indicadores de qualidade e identifique quais estão corretas:
I. são importantes porque ajudam a traçar um diagnóstico da situação educacional do município em relação ao acesso e à repetência escolar.
II. são úteis para identificar eventuais problemas de fluxo escolar e para subsidiar a definição de metas no PME.
III. são fundamentais, uma vez que garantem a melhoria da qualidade da educação básica no país.
IV. são necessários por permitirem comparar as taxas de repetência do município com as taxas do Brasil.
A opção correta é:
II, III, IV
I, II, III
I, II, III, IV
I, II, IV
I, III, IV
Quando se fala em avaliação da educação é necessário levar em conta os indicadores de qualidade em educação: quantidade X qualidade. Sobre o assunto, analise os apontamentos a seguir, assinalando (V) para os apontamentos corretos e (F) para os apontamentos falsos:
( ) Indicadores são sinais que revelam aspectos de determinada realidade e que podem qualificar algo.
( ) O acesso à Educação Fundamental é importante, mesmo sem levar em conta o fluxo e a aprendizagem escolar.
( ) A quantidade determina a qualidade em educação, porque quando a oferta é para poucos, a qualidade diminui; do mesmo modo que quando a oferta é para muitos, a qualidade aumenta.
( ) Além do acesso, é preciso possibilitar que a criança permaneça na escola, com garantia de aprendizagem e não uma permanência descuidada apenas para aumentar os índices de permanência.
( ) O nível de aprendizagem dos alunos pode ser averiguado com base nos resultados do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb).
( ) Para os responsáveis pelo Ensino Fundamental, esses indicadores são importantes porque ajudam a traçar um diagnóstico da situação educacional.
A opção que apresenta a sequência correta é:
V, F, F, V, V, F
V, V, V, F, F, F
F, V, F, V, F, V
V, F, V, V, F, V
V, F, F, V, V, V
"Conselho de Escola - (...) pode ser esse espaço de construção do projeto de escola voltado aos interesses da comunidade que dela se serve, proporcionando o exercício da cidadania, o aprendizado de relações sociais mais democráticas, a formação de cidadãos ativos. Por meio do Conselho, a população poderá controlar a qualidade de um serviço prestado pelo Estado, ou seja, poderá definir e acompanhar a educação que lhe é oferecida (CISEKI; ROMÃO, 1998, p. 44).
Quanto às funções do Conselho de Escola, associe:
1- Função Deliberativa
2- Função Consultiva
3- Função Fiscal
4- Função Mobilizadora
( ) Apoia, promove e estimula a comunidade escolar e local a participar em busca da melhoria da qualidade do ensino.
( ) Acompanha, avalia e fiscaliza o cumprimento das ações desenvolvidas pela unidade escolar.
( ) Assessora a gestão da unidade escolar, analisando e opinando sobre as questões encaminhadas pelos diversos segmentos da escola.
( ) Elabora, aprova, toma decisões relativas às ações pedagógicas, administrativas e financeiras.
A sequência correta é a da opção:
1, 2, 3, 4
2, 3, 4, 1
4, 3, 2, 1
4, 1, 2, 3
3, 4, 2, 1
A implementação de projetos e programas de gestão escolar no Brasil é fruto das discussões empreendidas a partir do processo de redemocratização, instaurado em 1985, se tornando tema central de textos legais.
Portanto, a gestão democrática é um dever da escola e dos que a gereciam, definida pelo(a):
I- Constituição Federal de 1988
II- LDB Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996
III- ECA Estatuto da Criança e do Adolescente
Marque a alternativa correta:
I e II
I
III
II
I e III
“Os caminhos para implantação de uma gestão democrática e participativa necessita, não só dos convites aos participantes do processo, mas, sim da geração de condições para que os mesmos se insiram no processo”.(ROMÃO, 1997, p. 67)
Com relação à gestão democrático-participativa, identifique as proposições corretas:
I- O termo gestão deve significar uma nova postura que reconhece a importância da participação e planejamento conscientes de todos os envolvidos no processo.
II- Embora o gestor não seja o único responsável pela gestão, seja em seus aspectos técnicos, administrativos e pedagógicos, é o gestor quem responde pelos resultados pedagógicos, juntamente com O coordenador pedagógico.
III- Outra ideia a ser superada é a de que apenas o professor tem a atribuição de ensinar. Todas as pessoas que trabalham na escola são educadores e, devem, por isso ensinar por meio do exemplo de boas atitudes: educação, respeito, entre outros.
IV- A função do gestor é eminentemente administrativa, por isso a responsabilidade pedagógica é dos professores que ensinam os conteúdos disciplinares e do coordenador pedagógico que dá assistência direta ao trabalho do professor.
Marque a alternativa correta:
I, II, III
I, II, IV
I, III, IV
II, III, IV
I, II, III, IV
Com o processo de descentralização cabe à escola promover a formação continuada dos profissionais docentes e administrativos.
Nas palavras de Libâneo (2006, P. 389):
A formação continuada é a garantia do desenvolvimento profissional permanente. Ela se faz por meio do estudo, da reflexão, da discussão e da confrontação das experiências dos professores. É responsabilidade da instituição, mas também do próprio professor. O desenvolvimento pessoal requer que o professor tome para si a responsabilidade com a própria formação, no contexto da instituição escolar.
De todas as discussões apresentadas, a seguir, apenas uma não é entrave para que essa formação aconteça de fato.
Assinale-a:
Transferência de responsabilidade do fracasso escolar à família, ao aluno e ao sistema educacional, ocasionando, muitas vezes, o mascaramento da falta de preparo profissional.
Reuniões administrativas sem objetividade e conselhos de classe que priorizam problemas disciplinares, como principal causa do baixo rendimento do aluno.
Falta de recursos humanos e de tempo disponível, pois os professores, geralmente, trabalham dois, três turnos para garantirem uma remuneração digna.
Rejeição às políticas educacionais, em detrimento da desvalorização da carreira, o que dificulta a responsabilidade do próprio profissional com a sua formação.
Mesmo com a ausência de um plano de carreira justo, os profissionais da educação ainda investem parte de seus baixos salários em cursos e capacitações.
A escola é uma organização diferente das empresas convencionais porque é um sistema de relações com fortes características interativas, pela intencionalidade de seus atos que é a promoção da formação humana. Quando utilizamos o termo gestão ao invés de administração, é para dar um caráter mais amplo dessa tarefa tão complexa. Segundo Libâneo, gestão é a atividade pela qual são mobilizados meios e procedimentos para se atingir os objetivos da organização, envolvendo basicamente, os aspectos gerenciais e técnico-administrativos (LIBANEO, 2008, p. 101).
Portanto, o processo de organização e gestão da escola deve estar sistematizado, articulado e concretizado de que forma?
Nos planos e projetos que a escola elabora de forma democrática, coletiva e participativa.
Na legislação vigente, sob a responsabilidade unilateral do Estado, cumprindo fidedignamente o que é imposto.
Nas metas traçadas, no início de cada ano letivo, pelo corpo docente, especialistas e funcionários, nas reuniões de planejamento.
Nos registros feitos nos conselhos de classe para que os alunos tenham maior aproveitamento nas avaliações e, com isso, a garantia de melhor qualidade do ensino.
No dia a dia, conforme surjam problemas que precisam ser solucionados para não atrapalhar o bom andamento da escola.
A União incumbir-se-á de assegurar processo nacional de avaliação do rendimento escolar no Ensino Fundamental, Médio e Superior, em colaboração com os sistemas de ensino, objetivando a definição de prioridades e a melhoria da qualidade do ensino.
A União incumbir-se-á de assegurar processo nacional de avaliação do rendimento escolar na Educação Infantil, Ensino Médio e Superior, em colaboração com os sistemas de ensino, objetivando a definição de prioridades e a melhoria da qualidade do ensino.
A União incumbir-se-á de assegurar processo nacional de avaliação do rendimento escolar no Ensino Médio e Superior, em colaboração com os sistemas de ensino, objetivando a definição de prioridades e a melhoria da qualidade do ensino.
A União incumbir-se-á de assegurar processo nacional de avaliação do rendimento escolar na Educação Infantil e Ensino Fundamental, em colaboração com os sistemas de ensino, objetivando a definição de prioridades e a melhoria da qualidade do ensino.
A União incumbir-se-á de assegurar processo nacional de avaliação do rendimento escolar no Ensino Fundamental e Médio, em colaboração com os sistemas de ensino, objetivando a definição de prioridades e a melhoria da qualidade do ensino.
A Provinha Brasil é uma avaliação diagnóstica aplicada aos alunos matriculados no segundo ano do ensino fundamental. Oferece aos professores e gestores escolares um instrumento que permite acompanhar, avaliar e melhorar a qualidade da alfabetização e do letramento inicial oferecidos às crianças.
PORQUE
Seu objetivo é uma das metas do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), “que todas as crianças saibam ler e escrever até os oito anos de idade”.
Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.
As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.
As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
"Indicadores são sinais que revelam aspectos de determinada realidade e que podem qualificar algo. Por exemplo, para saber se uma pessoa está doente, usamos vários indicadores: febre, dor, desânimo. Para saber se a economia do aís vai bem, usamos como indicadores a inflação e a taxa de juros. A variação dos indicadores nos possibilita constatar mudanças (a febre que baixou significa que a pessoa está melhorando; a inflação mais baixa no último ano diz que a economia está melhorando)" (BRASIL, 2009, p. 15).
Leia as alternativas que trazem informações sobre os indicadores de qualidade e identifique quais estão corretas:
I. são importantes porque ajudam a traçar um diagnóstico da situação educacional do município em relação ao acesso e à repetência escolar.
II. são úteis para identificar eventuais problemas de fluxo escolar e para subsidiar a definição de metas no PME.
III. são fundamentais, uma vez que garantem a melhoria da qualidade da educação básica no país.
IV. são necessários por permitirem comparar as taxas de repetência do município com as taxas do Brasil.
A opção correta é:
II, III, IV
I, II, III
I, II, III, IV
I, II, IV
I, III, IV
Quando se fala em avaliação da educação é necessário levar em conta os indicadores de qualidade em educação: quantidade X qualidade. Sobre o assunto, analise os apontamentos a seguir, assinalando (V) para os apontamentos corretos e (F) para os apontamentos falsos:
( ) Indicadores são sinais que revelam aspectos de determinada realidade e que podem qualificar algo.
( ) O acesso à Educação Fundamental é importante, mesmo sem levar em conta o fluxo e a aprendizagem escolar.
( ) A quantidade determina a qualidade em educação, porque quando a oferta é para poucos, a qualidade diminui; do mesmo modo que quando a oferta é para muitos, a qualidade aumenta.
( ) Além do acesso, é preciso possibilitar que a criança permaneça na escola, com garantia de aprendizagem e não uma permanência descuidada apenas para aumentar os índices de permanência.
( ) O nível de aprendizagem dos alunos pode ser averiguado com base nos resultados do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb).
( ) Para os responsáveis pelo Ensino Fundamental, esses indicadores são importantes porque ajudam a traçar um diagnóstico da situação educacional.
A opção que apresenta a sequência correta é:
V, F, F, V, V, F
V, V, V, F, F, F
F, V, F, V, F, V
V, F, V, V, F, V
V, F, F, V, V, V
"Conselho de Escola - (...) pode ser esse espaço de construção do projeto de escola voltado aos interesses da comunidade que dela se serve, proporcionando o exercício da cidadania, o aprendizado de relações sociais mais democráticas, a formação de cidadãos ativos. Por meio do Conselho, a população poderá controlar a qualidade de um serviço prestado pelo Estado, ou seja, poderá definir e acompanhar a educação que lhe é oferecida (CISEKI; ROMÃO, 1998, p. 44).
Quanto às funções do Conselho de Escola, associe:
1- Função Deliberativa
2- Função Consultiva
3- Função Fiscal
4- Função Mobilizadora
( ) Apoia, promove e estimula a comunidade escolar e local a participar em busca da melhoria da qualidade do ensino.
( ) Acompanha, avalia e fiscaliza o cumprimento das ações desenvolvidas pela unidade escolar.
( ) Assessora a gestão da unidade escolar, analisando e opinando sobre as questões encaminhadas pelos diversos segmentos da escola.
( ) Elabora, aprova, toma decisões relativas às ações pedagógicas, administrativas e financeiras.
A sequência correta é a da opção:
1, 2, 3, 4
2, 3, 4, 1
4, 3, 2, 1
4, 1, 2, 3
3, 4, 2, 1
A implementação de projetos e programas de gestão escolar no Brasil é fruto das discussões empreendidas a partir do processo de redemocratização, instaurado em 1985, se tornando tema central de textos legais.
Portanto, a gestão democrática é um dever da escola e dos que a gereciam, definida pelo(a):
I- Constituição Federal de 1988
II- LDB Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996
III- ECA Estatuto da Criança e do Adolescente
Marque a alternativa correta:
I e II
I
III
II
I e III
“Os caminhos para implantação de uma gestão democrática e participativa necessita, não só dos convites aos participantes do processo, mas, sim da geração de condições para que os mesmos se insiram no processo”.(ROMÃO, 1997, p. 67)
Com relação à gestão democrático-participativa, identifique as proposições corretas:
I- O termo gestão deve significar uma nova postura que reconhece a importância da participação e planejamento conscientes de todos os envolvidos no processo.
II- Embora o gestor não seja o único responsável pela gestão, seja em seus aspectos técnicos, administrativos e pedagógicos, é o gestor quem responde pelos resultados pedagógicos, juntamente com O coordenador pedagógico.
III- Outra ideia a ser superada é a de que apenas o professor tem a atribuição de ensinar. Todas as pessoas que trabalham na escola são educadores e, devem, por isso ensinar por meio do exemplo de boas atitudes: educação, respeito, entre outros.
IV- A função do gestor é eminentemente administrativa, por isso a responsabilidade pedagógica é dos professores que ensinam os conteúdos disciplinares e do coordenador pedagógico que dá assistência direta ao trabalho do professor.
Marque a alternativa correta:
I, II, III
I, II, IV
I, III, IV
II, III, IV
I, II, III, IV
Com o processo de descentralização cabe à escola promover a formação continuada dos profissionais docentes e administrativos.
Nas palavras de Libâneo (2006, P. 389):
A formação continuada é a garantia do desenvolvimento profissional permanente. Ela se faz por meio do estudo, da reflexão, da discussão e da confrontação das experiências dos professores. É responsabilidade da instituição, mas também do próprio professor. O desenvolvimento pessoal requer que o professor tome para si a responsabilidade com a própria formação, no contexto da instituição escolar.
De todas as discussões apresentadas, a seguir, apenas uma não é entrave para que essa formação aconteça de fato.
Assinale-a:
Transferência de responsabilidade do fracasso escolar à família, ao aluno e ao sistema educacional, ocasionando, muitas vezes, o mascaramento da falta de preparo profissional.
Reuniões administrativas sem objetividade e conselhos de classe que priorizam problemas disciplinares, como principal causa do baixo rendimento do aluno.
Falta de recursos humanos e de tempo disponível, pois os professores, geralmente, trabalham dois, três turnos para garantirem uma remuneração digna.
Rejeição às políticas educacionais, em detrimento da desvalorização da carreira, o que dificulta a responsabilidade do próprio profissional com a sua formação.
Mesmo com a ausência de um plano de carreira justo, os profissionais da educação ainda investem parte de seus baixos salários em cursos e capacitações.
A escola é uma organização diferente das empresas convencionais porque é um sistema de relações com fortes características interativas, pela intencionalidade de seus atos que é a promoção da formação humana. Quando utilizamos o termo gestão ao invés de administração, é para dar um caráter mais amplo dessa tarefa tão complexa. Segundo Libâneo, gestão é a atividade pela qual são mobilizados meios e procedimentos para se atingir os objetivos da organização, envolvendo basicamente, os aspectos gerenciais e técnico-administrativos (LIBANEO, 2008, p. 101).
Portanto, o processo de organização e gestão da escola deve estar sistematizado, articulado e concretizado de que forma?
Nos planos e projetos que a escola elabora de forma democrática, coletiva e participativa.
Na legislação vigente, sob a responsabilidade unilateral do Estado, cumprindo fidedignamente o que é imposto.
Nas metas traçadas, no início de cada ano letivo, pelo corpo docente, especialistas e funcionários, nas reuniões de planejamento.
Nos registros feitos nos conselhos de classe para que os alunos tenham maior aproveitamento nas avaliações e, com isso, a garantia de melhor qualidade do ensino.
No dia a dia, conforme surjam problemas que precisam ser solucionados para não atrapalhar o bom andamento da escola.
As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.
As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
"Indicadores são sinais que revelam aspectos de determinada realidade e que podem qualificar algo. Por exemplo, para saber se uma pessoa está doente, usamos vários indicadores: febre, dor, desânimo. Para saber se a economia do aís vai bem, usamos como indicadores a inflação e a taxa de juros. A variação dos indicadores nos possibilita constatar mudanças (a febre que baixou significa que a pessoa está melhorando; a inflação mais baixa no último ano diz que a economia está melhorando)" (BRASIL, 2009, p. 15).
Leia as alternativas que trazem informações sobre os indicadores de qualidade e identifique quais estão corretas:
I. são importantes porque ajudam a traçar um diagnóstico da situação educacional do município em relação ao acesso e à repetência escolar.
II. são úteis para identificar eventuais problemas de fluxo escolar e para subsidiar a definição de metas no PME.
III. são fundamentais, uma vez que garantem a melhoria da qualidade da educação básica no país.
IV. são necessários por permitirem comparar as taxas de repetência do município com as taxas do Brasil.
A opção correta é:
II, III, IV
I, II, III
I, II, III, IV
I, II, IV
I, III, IV
Quando se fala em avaliação da educação é necessário levar em conta os indicadores de qualidade em educação: quantidade X qualidade. Sobre o assunto, analise os apontamentos a seguir, assinalando (V) para os apontamentos corretos e (F) para os apontamentos falsos:
( ) Indicadores são sinais que revelam aspectos de determinada realidade e que podem qualificar algo.
( ) O acesso à Educação Fundamental é importante, mesmo sem levar em conta o fluxo e a aprendizagem escolar.
( ) A quantidade determina a qualidade em educação, porque quando a oferta é para poucos, a qualidade diminui; do mesmo modo que quando a oferta é para muitos, a qualidade aumenta.
( ) Além do acesso, é preciso possibilitar que a criança permaneça na escola, com garantia de aprendizagem e não uma permanência descuidada apenas para aumentar os índices de permanência.
( ) O nível de aprendizagem dos alunos pode ser averiguado com base nos resultados do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb).
( ) Para os responsáveis pelo Ensino Fundamental, esses indicadores são importantes porque ajudam a traçar um diagnóstico da situação educacional.
A opção que apresenta a sequência correta é:
V, F, F, V, V, F
V, V, V, F, F, F
F, V, F, V, F, V
V, F, V, V, F, V
V, F, F, V, V, V
"Conselho de Escola - (...) pode ser esse espaço de construção do projeto de escola voltado aos interesses da comunidade que dela se serve, proporcionando o exercício da cidadania, o aprendizado de relações sociais mais democráticas, a formação de cidadãos ativos. Por meio do Conselho, a população poderá controlar a qualidade de um serviço prestado pelo Estado, ou seja, poderá definir e acompanhar a educação que lhe é oferecida (CISEKI; ROMÃO, 1998, p. 44).
Quanto às funções do Conselho de Escola, associe:
1- Função Deliberativa
2- Função Consultiva
3- Função Fiscal
4- Função Mobilizadora
( ) Apoia, promove e estimula a comunidade escolar e local a participar em busca da melhoria da qualidade do ensino.
( ) Acompanha, avalia e fiscaliza o cumprimento das ações desenvolvidas pela unidade escolar.
( ) Assessora a gestão da unidade escolar, analisando e opinando sobre as questões encaminhadas pelos diversos segmentos da escola.
( ) Elabora, aprova, toma decisões relativas às ações pedagógicas, administrativas e financeiras.
A sequência correta é a da opção:
1, 2, 3, 4
2, 3, 4, 1
4, 3, 2, 1
4, 1, 2, 3
3, 4, 2, 1
A implementação de projetos e programas de gestão escolar no Brasil é fruto das discussões empreendidas a partir do processo de redemocratização, instaurado em 1985, se tornando tema central de textos legais.
Portanto, a gestão democrática é um dever da escola e dos que a gereciam, definida pelo(a):
I- Constituição Federal de 1988
II- LDB Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996
III- ECA Estatuto da Criança e do Adolescente
Marque a alternativa correta:
I e II
I
III
II
I e III
“Os caminhos para implantação de uma gestão democrática e participativa necessita, não só dos convites aos participantes do processo, mas, sim da geração de condições para que os mesmos se insiram no processo”.(ROMÃO, 1997, p. 67)
Com relação à gestão democrático-participativa, identifique as proposições corretas:
I- O termo gestão deve significar uma nova postura que reconhece a importância da participação e planejamento conscientes de todos os envolvidos no processo.
II- Embora o gestor não seja o único responsável pela gestão, seja em seus aspectos técnicos, administrativos e pedagógicos, é o gestor quem responde pelos resultados pedagógicos, juntamente com O coordenador pedagógico.
III- Outra ideia a ser superada é a de que apenas o professor tem a atribuição de ensinar. Todas as pessoas que trabalham na escola são educadores e, devem, por isso ensinar por meio do exemplo de boas atitudes: educação, respeito, entre outros.
IV- A função do gestor é eminentemente administrativa, por isso a responsabilidade pedagógica é dos professores que ensinam os conteúdos disciplinares e do coordenador pedagógico que dá assistência direta ao trabalho do professor.
Marque a alternativa correta:
I, II, III
I, II, IV
I, III, IV
II, III, IV
I, II, III, IV
Com o processo de descentralização cabe à escola promover a formação continuada dos profissionais docentes e administrativos.
Nas palavras de Libâneo (2006, P. 389):
A formação continuada é a garantia do desenvolvimento profissional permanente. Ela se faz por meio do estudo, da reflexão, da discussão e da confrontação das experiências dos professores. É responsabilidade da instituição, mas também do próprio professor. O desenvolvimento pessoal requer que o professor tome para si a responsabilidade com a própria formação, no contexto da instituição escolar.
De todas as discussões apresentadas, a seguir, apenas uma não é entrave para que essa formação aconteça de fato.
Assinale-a:
Transferência de responsabilidade do fracasso escolar à família, ao aluno e ao sistema educacional, ocasionando, muitas vezes, o mascaramento da falta de preparo profissional.
Reuniões administrativas sem objetividade e conselhos de classe que priorizam problemas disciplinares, como principal causa do baixo rendimento do aluno.
Falta de recursos humanos e de tempo disponível, pois os professores, geralmente, trabalham dois, três turnos para garantirem uma remuneração digna.
Rejeição às políticas educacionais, em detrimento da desvalorização da carreira, o que dificulta a responsabilidade do próprio profissional com a sua formação.
Mesmo com a ausência de um plano de carreira justo, os profissionais da educação ainda investem parte de seus baixos salários em cursos e capacitações.
A escola é uma organização diferente das empresas convencionais porque é um sistema de relações com fortes características interativas, pela intencionalidade de seus atos que é a promoção da formação humana. Quando utilizamos o termo gestão ao invés de administração, é para dar um caráter mais amplo dessa tarefa tão complexa. Segundo Libâneo, gestão é a atividade pela qual são mobilizados meios e procedimentos para se atingir os objetivos da organização, envolvendo basicamente, os aspectos gerenciais e técnico-administrativos (LIBANEO, 2008, p. 101).
Portanto, o processo de organização e gestão da escola deve estar sistematizado, articulado e concretizado de que forma?
Nos planos e projetos que a escola elabora de forma democrática, coletiva e participativa.
Na legislação vigente, sob a responsabilidade unilateral do Estado, cumprindo fidedignamente o que é imposto.
Nas metas traçadas, no início de cada ano letivo, pelo corpo docente, especialistas e funcionários, nas reuniões de planejamento.
Nos registros feitos nos conselhos de classe para que os alunos tenham maior aproveitamento nas avaliações e, com isso, a garantia de melhor qualidade do ensino.
No dia a dia, conforme surjam problemas que precisam ser solucionados para não atrapalhar o bom andamento da escola.
II, III, IV
I, II, III
I, II, III, IV
I, II, IV
I, III, IV
Quando se fala em avaliação da educação é necessário levar em conta os indicadores de qualidade em educação: quantidade X qualidade. Sobre o assunto, analise os apontamentos a seguir, assinalando (V) para os apontamentos corretos e (F) para os apontamentos falsos:
( ) Indicadores são sinais que revelam aspectos de determinada realidade e que podem qualificar algo.
( ) O acesso à Educação Fundamental é importante, mesmo sem levar em conta o fluxo e a aprendizagem escolar.
( ) A quantidade determina a qualidade em educação, porque quando a oferta é para poucos, a qualidade diminui; do mesmo modo que quando a oferta é para muitos, a qualidade aumenta.
( ) Além do acesso, é preciso possibilitar que a criança permaneça na escola, com garantia de aprendizagem e não uma permanência descuidada apenas para aumentar os índices de permanência.
( ) O nível de aprendizagem dos alunos pode ser averiguado com base nos resultados do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb).
( ) Para os responsáveis pelo Ensino Fundamental, esses indicadores são importantes porque ajudam a traçar um diagnóstico da situação educacional.
A opção que apresenta a sequência correta é:
V, F, F, V, V, F
V, V, V, F, F, F
F, V, F, V, F, V
V, F, V, V, F, V
V, F, F, V, V, V
"Conselho de Escola - (...) pode ser esse espaço de construção do projeto de escola voltado aos interesses da comunidade que dela se serve, proporcionando o exercício da cidadania, o aprendizado de relações sociais mais democráticas, a formação de cidadãos ativos. Por meio do Conselho, a população poderá controlar a qualidade de um serviço prestado pelo Estado, ou seja, poderá definir e acompanhar a educação que lhe é oferecida (CISEKI; ROMÃO, 1998, p. 44).
Quanto às funções do Conselho de Escola, associe:
1- Função Deliberativa
2- Função Consultiva
3- Função Fiscal
4- Função Mobilizadora
( ) Apoia, promove e estimula a comunidade escolar e local a participar em busca da melhoria da qualidade do ensino.
( ) Acompanha, avalia e fiscaliza o cumprimento das ações desenvolvidas pela unidade escolar.
( ) Assessora a gestão da unidade escolar, analisando e opinando sobre as questões encaminhadas pelos diversos segmentos da escola.
( ) Elabora, aprova, toma decisões relativas às ações pedagógicas, administrativas e financeiras.
A sequência correta é a da opção:
1, 2, 3, 4
2, 3, 4, 1
4, 3, 2, 1
4, 1, 2, 3
3, 4, 2, 1
A implementação de projetos e programas de gestão escolar no Brasil é fruto das discussões empreendidas a partir do processo de redemocratização, instaurado em 1985, se tornando tema central de textos legais.
Portanto, a gestão democrática é um dever da escola e dos que a gereciam, definida pelo(a):
I- Constituição Federal de 1988
II- LDB Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996
III- ECA Estatuto da Criança e do Adolescente
Marque a alternativa correta:
I e II
I
III
II
I e III
“Os caminhos para implantação de uma gestão democrática e participativa necessita, não só dos convites aos participantes do processo, mas, sim da geração de condições para que os mesmos se insiram no processo”.(ROMÃO, 1997, p. 67)
Com relação à gestão democrático-participativa, identifique as proposições corretas:
I- O termo gestão deve significar uma nova postura que reconhece a importância da participação e planejamento conscientes de todos os envolvidos no processo.
II- Embora o gestor não seja o único responsável pela gestão, seja em seus aspectos técnicos, administrativos e pedagógicos, é o gestor quem responde pelos resultados pedagógicos, juntamente com O coordenador pedagógico.
III- Outra ideia a ser superada é a de que apenas o professor tem a atribuição de ensinar. Todas as pessoas que trabalham na escola são educadores e, devem, por isso ensinar por meio do exemplo de boas atitudes: educação, respeito, entre outros.
IV- A função do gestor é eminentemente administrativa, por isso a responsabilidade pedagógica é dos professores que ensinam os conteúdos disciplinares e do coordenador pedagógico que dá assistência direta ao trabalho do professor.
Marque a alternativa correta:
I, II, III
I, II, IV
I, III, IV
II, III, IV
I, II, III, IV
Com o processo de descentralização cabe à escola promover a formação continuada dos profissionais docentes e administrativos.
Nas palavras de Libâneo (2006, P. 389):
A formação continuada é a garantia do desenvolvimento profissional permanente. Ela se faz por meio do estudo, da reflexão, da discussão e da confrontação das experiências dos professores. É responsabilidade da instituição, mas também do próprio professor. O desenvolvimento pessoal requer que o professor tome para si a responsabilidade com a própria formação, no contexto da instituição escolar.
De todas as discussões apresentadas, a seguir, apenas uma não é entrave para que essa formação aconteça de fato.
Assinale-a:
Transferência de responsabilidade do fracasso escolar à família, ao aluno e ao sistema educacional, ocasionando, muitas vezes, o mascaramento da falta de preparo profissional.
Reuniões administrativas sem objetividade e conselhos de classe que priorizam problemas disciplinares, como principal causa do baixo rendimento do aluno.
Falta de recursos humanos e de tempo disponível, pois os professores, geralmente, trabalham dois, três turnos para garantirem uma remuneração digna.
Rejeição às políticas educacionais, em detrimento da desvalorização da carreira, o que dificulta a responsabilidade do próprio profissional com a sua formação.
Mesmo com a ausência de um plano de carreira justo, os profissionais da educação ainda investem parte de seus baixos salários em cursos e capacitações.
A escola é uma organização diferente das empresas convencionais porque é um sistema de relações com fortes características interativas, pela intencionalidade de seus atos que é a promoção da formação humana. Quando utilizamos o termo gestão ao invés de administração, é para dar um caráter mais amplo dessa tarefa tão complexa. Segundo Libâneo, gestão é a atividade pela qual são mobilizados meios e procedimentos para se atingir os objetivos da organização, envolvendo basicamente, os aspectos gerenciais e técnico-administrativos (LIBANEO, 2008, p. 101).
Portanto, o processo de organização e gestão da escola deve estar sistematizado, articulado e concretizado de que forma?
Nos planos e projetos que a escola elabora de forma democrática, coletiva e participativa.
Na legislação vigente, sob a responsabilidade unilateral do Estado, cumprindo fidedignamente o que é imposto.
Nas metas traçadas, no início de cada ano letivo, pelo corpo docente, especialistas e funcionários, nas reuniões de planejamento.
Nos registros feitos nos conselhos de classe para que os alunos tenham maior aproveitamento nas avaliações e, com isso, a garantia de melhor qualidade do ensino.
No dia a dia, conforme surjam problemas que precisam ser solucionados para não atrapalhar o bom andamento da escola.
V, F, F, V, V, F
V, V, V, F, F, F
F, V, F, V, F, V
V, F, V, V, F, V
V, F, F, V, V, V
"Conselho de Escola - (...) pode ser esse espaço de construção do projeto de escola voltado aos interesses da comunidade que dela se serve, proporcionando o exercício da cidadania, o aprendizado de relações sociais mais democráticas, a formação de cidadãos ativos. Por meio do Conselho, a população poderá controlar a qualidade de um serviço prestado pelo Estado, ou seja, poderá definir e acompanhar a educação que lhe é oferecida (CISEKI; ROMÃO, 1998, p. 44).
Quanto às funções do Conselho de Escola, associe:
1- Função Deliberativa
2- Função Consultiva
3- Função Fiscal
4- Função Mobilizadora
( ) Apoia, promove e estimula a comunidade escolar e local a participar em busca da melhoria da qualidade do ensino.
( ) Acompanha, avalia e fiscaliza o cumprimento das ações desenvolvidas pela unidade escolar.
( ) Assessora a gestão da unidade escolar, analisando e opinando sobre as questões encaminhadas pelos diversos segmentos da escola.
( ) Elabora, aprova, toma decisões relativas às ações pedagógicas, administrativas e financeiras.
A sequência correta é a da opção:
1, 2, 3, 4
2, 3, 4, 1
4, 3, 2, 1
4, 1, 2, 3
3, 4, 2, 1
A implementação de projetos e programas de gestão escolar no Brasil é fruto das discussões empreendidas a partir do processo de redemocratização, instaurado em 1985, se tornando tema central de textos legais.
Portanto, a gestão democrática é um dever da escola e dos que a gereciam, definida pelo(a):
I- Constituição Federal de 1988
II- LDB Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996
III- ECA Estatuto da Criança e do Adolescente
Marque a alternativa correta:
I e II
I
III
II
I e III
“Os caminhos para implantação de uma gestão democrática e participativa necessita, não só dos convites aos participantes do processo, mas, sim da geração de condições para que os mesmos se insiram no processo”.(ROMÃO, 1997, p. 67)
Com relação à gestão democrático-participativa, identifique as proposições corretas:
I- O termo gestão deve significar uma nova postura que reconhece a importância da participação e planejamento conscientes de todos os envolvidos no processo.
II- Embora o gestor não seja o único responsável pela gestão, seja em seus aspectos técnicos, administrativos e pedagógicos, é o gestor quem responde pelos resultados pedagógicos, juntamente com O coordenador pedagógico.
III- Outra ideia a ser superada é a de que apenas o professor tem a atribuição de ensinar. Todas as pessoas que trabalham na escola são educadores e, devem, por isso ensinar por meio do exemplo de boas atitudes: educação, respeito, entre outros.
IV- A função do gestor é eminentemente administrativa, por isso a responsabilidade pedagógica é dos professores que ensinam os conteúdos disciplinares e do coordenador pedagógico que dá assistência direta ao trabalho do professor.
Marque a alternativa correta:
I, II, III
I, II, IV
I, III, IV
II, III, IV
I, II, III, IV
Com o processo de descentralização cabe à escola promover a formação continuada dos profissionais docentes e administrativos.
Nas palavras de Libâneo (2006, P. 389):
A formação continuada é a garantia do desenvolvimento profissional permanente. Ela se faz por meio do estudo, da reflexão, da discussão e da confrontação das experiências dos professores. É responsabilidade da instituição, mas também do próprio professor. O desenvolvimento pessoal requer que o professor tome para si a responsabilidade com a própria formação, no contexto da instituição escolar.
De todas as discussões apresentadas, a seguir, apenas uma não é entrave para que essa formação aconteça de fato.
Assinale-a:
Transferência de responsabilidade do fracasso escolar à família, ao aluno e ao sistema educacional, ocasionando, muitas vezes, o mascaramento da falta de preparo profissional.
Reuniões administrativas sem objetividade e conselhos de classe que priorizam problemas disciplinares, como principal causa do baixo rendimento do aluno.
Falta de recursos humanos e de tempo disponível, pois os professores, geralmente, trabalham dois, três turnos para garantirem uma remuneração digna.
Rejeição às políticas educacionais, em detrimento da desvalorização da carreira, o que dificulta a responsabilidade do próprio profissional com a sua formação.
Mesmo com a ausência de um plano de carreira justo, os profissionais da educação ainda investem parte de seus baixos salários em cursos e capacitações.
A escola é uma organização diferente das empresas convencionais porque é um sistema de relações com fortes características interativas, pela intencionalidade de seus atos que é a promoção da formação humana. Quando utilizamos o termo gestão ao invés de administração, é para dar um caráter mais amplo dessa tarefa tão complexa. Segundo Libâneo, gestão é a atividade pela qual são mobilizados meios e procedimentos para se atingir os objetivos da organização, envolvendo basicamente, os aspectos gerenciais e técnico-administrativos (LIBANEO, 2008, p. 101).
Portanto, o processo de organização e gestão da escola deve estar sistematizado, articulado e concretizado de que forma?
Nos planos e projetos que a escola elabora de forma democrática, coletiva e participativa.
Na legislação vigente, sob a responsabilidade unilateral do Estado, cumprindo fidedignamente o que é imposto.
Nas metas traçadas, no início de cada ano letivo, pelo corpo docente, especialistas e funcionários, nas reuniões de planejamento.
Nos registros feitos nos conselhos de classe para que os alunos tenham maior aproveitamento nas avaliações e, com isso, a garantia de melhor qualidade do ensino.
No dia a dia, conforme surjam problemas que precisam ser solucionados para não atrapalhar o bom andamento da escola.
1, 2, 3, 4
2, 3, 4, 1
4, 3, 2, 1
4, 1, 2, 3
3, 4, 2, 1
A implementação de projetos e programas de gestão escolar no Brasil é fruto das discussões empreendidas a partir do processo de redemocratização, instaurado em 1985, se tornando tema central de textos legais.
Portanto, a gestão democrática é um dever da escola e dos que a gereciam, definida pelo(a):
I- Constituição Federal de 1988
II- LDB Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996
III- ECA Estatuto da Criança e do Adolescente
Marque a alternativa correta:
I e II
I
III
II
I e III
“Os caminhos para implantação de uma gestão democrática e participativa necessita, não só dos convites aos participantes do processo, mas, sim da geração de condições para que os mesmos se insiram no processo”.(ROMÃO, 1997, p. 67)
Com relação à gestão democrático-participativa, identifique as proposições corretas:
I- O termo gestão deve significar uma nova postura que reconhece a importância da participação e planejamento conscientes de todos os envolvidos no processo.
II- Embora o gestor não seja o único responsável pela gestão, seja em seus aspectos técnicos, administrativos e pedagógicos, é o gestor quem responde pelos resultados pedagógicos, juntamente com O coordenador pedagógico.
III- Outra ideia a ser superada é a de que apenas o professor tem a atribuição de ensinar. Todas as pessoas que trabalham na escola são educadores e, devem, por isso ensinar por meio do exemplo de boas atitudes: educação, respeito, entre outros.
IV- A função do gestor é eminentemente administrativa, por isso a responsabilidade pedagógica é dos professores que ensinam os conteúdos disciplinares e do coordenador pedagógico que dá assistência direta ao trabalho do professor.
Marque a alternativa correta:
I, II, III
I, II, IV
I, III, IV
II, III, IV
I, II, III, IV
Com o processo de descentralização cabe à escola promover a formação continuada dos profissionais docentes e administrativos.
Nas palavras de Libâneo (2006, P. 389):
A formação continuada é a garantia do desenvolvimento profissional permanente. Ela se faz por meio do estudo, da reflexão, da discussão e da confrontação das experiências dos professores. É responsabilidade da instituição, mas também do próprio professor. O desenvolvimento pessoal requer que o professor tome para si a responsabilidade com a própria formação, no contexto da instituição escolar.
De todas as discussões apresentadas, a seguir, apenas uma não é entrave para que essa formação aconteça de fato.
Assinale-a:
Transferência de responsabilidade do fracasso escolar à família, ao aluno e ao sistema educacional, ocasionando, muitas vezes, o mascaramento da falta de preparo profissional.
Reuniões administrativas sem objetividade e conselhos de classe que priorizam problemas disciplinares, como principal causa do baixo rendimento do aluno.
Falta de recursos humanos e de tempo disponível, pois os professores, geralmente, trabalham dois, três turnos para garantirem uma remuneração digna.
Rejeição às políticas educacionais, em detrimento da desvalorização da carreira, o que dificulta a responsabilidade do próprio profissional com a sua formação.
Mesmo com a ausência de um plano de carreira justo, os profissionais da educação ainda investem parte de seus baixos salários em cursos e capacitações.
A escola é uma organização diferente das empresas convencionais porque é um sistema de relações com fortes características interativas, pela intencionalidade de seus atos que é a promoção da formação humana. Quando utilizamos o termo gestão ao invés de administração, é para dar um caráter mais amplo dessa tarefa tão complexa. Segundo Libâneo, gestão é a atividade pela qual são mobilizados meios e procedimentos para se atingir os objetivos da organização, envolvendo basicamente, os aspectos gerenciais e técnico-administrativos (LIBANEO, 2008, p. 101).
Portanto, o processo de organização e gestão da escola deve estar sistematizado, articulado e concretizado de que forma?
Nos planos e projetos que a escola elabora de forma democrática, coletiva e participativa.
Na legislação vigente, sob a responsabilidade unilateral do Estado, cumprindo fidedignamente o que é imposto.
Nas metas traçadas, no início de cada ano letivo, pelo corpo docente, especialistas e funcionários, nas reuniões de planejamento.
Nos registros feitos nos conselhos de classe para que os alunos tenham maior aproveitamento nas avaliações e, com isso, a garantia de melhor qualidade do ensino.
No dia a dia, conforme surjam problemas que precisam ser solucionados para não atrapalhar o bom andamento da escola.
I e II
I
III
II
I e III
“Os caminhos para implantação de uma gestão democrática e participativa necessita, não só dos convites aos participantes do processo, mas, sim da geração de condições para que os mesmos se insiram no processo”.(ROMÃO, 1997, p. 67)
Com relação à gestão democrático-participativa, identifique as proposições corretas:
I- O termo gestão deve significar uma nova postura que reconhece a importância da participação e planejamento conscientes de todos os envolvidos no processo.
II- Embora o gestor não seja o único responsável pela gestão, seja em seus aspectos técnicos, administrativos e pedagógicos, é o gestor quem responde pelos resultados pedagógicos, juntamente com O coordenador pedagógico.
III- Outra ideia a ser superada é a de que apenas o professor tem a atribuição de ensinar. Todas as pessoas que trabalham na escola são educadores e, devem, por isso ensinar por meio do exemplo de boas atitudes: educação, respeito, entre outros.
IV- A função do gestor é eminentemente administrativa, por isso a responsabilidade pedagógica é dos professores que ensinam os conteúdos disciplinares e do coordenador pedagógico que dá assistência direta ao trabalho do professor.
Marque a alternativa correta:
I, II, III
I, II, IV
I, III, IV
II, III, IV
I, II, III, IV
Com o processo de descentralização cabe à escola promover a formação continuada dos profissionais docentes e administrativos.
Nas palavras de Libâneo (2006, P. 389):
A formação continuada é a garantia do desenvolvimento profissional permanente. Ela se faz por meio do estudo, da reflexão, da discussão e da confrontação das experiências dos professores. É responsabilidade da instituição, mas também do próprio professor. O desenvolvimento pessoal requer que o professor tome para si a responsabilidade com a própria formação, no contexto da instituição escolar.
De todas as discussões apresentadas, a seguir, apenas uma não é entrave para que essa formação aconteça de fato.
Assinale-a:
Transferência de responsabilidade do fracasso escolar à família, ao aluno e ao sistema educacional, ocasionando, muitas vezes, o mascaramento da falta de preparo profissional.
Reuniões administrativas sem objetividade e conselhos de classe que priorizam problemas disciplinares, como principal causa do baixo rendimento do aluno.
Falta de recursos humanos e de tempo disponível, pois os professores, geralmente, trabalham dois, três turnos para garantirem uma remuneração digna.
Rejeição às políticas educacionais, em detrimento da desvalorização da carreira, o que dificulta a responsabilidade do próprio profissional com a sua formação.
Mesmo com a ausência de um plano de carreira justo, os profissionais da educação ainda investem parte de seus baixos salários em cursos e capacitações.
A escola é uma organização diferente das empresas convencionais porque é um sistema de relações com fortes características interativas, pela intencionalidade de seus atos que é a promoção da formação humana. Quando utilizamos o termo gestão ao invés de administração, é para dar um caráter mais amplo dessa tarefa tão complexa. Segundo Libâneo, gestão é a atividade pela qual são mobilizados meios e procedimentos para se atingir os objetivos da organização, envolvendo basicamente, os aspectos gerenciais e técnico-administrativos (LIBANEO, 2008, p. 101).
Portanto, o processo de organização e gestão da escola deve estar sistematizado, articulado e concretizado de que forma?
Nos planos e projetos que a escola elabora de forma democrática, coletiva e participativa.
Na legislação vigente, sob a responsabilidade unilateral do Estado, cumprindo fidedignamente o que é imposto.
Nas metas traçadas, no início de cada ano letivo, pelo corpo docente, especialistas e funcionários, nas reuniões de planejamento.
Nos registros feitos nos conselhos de classe para que os alunos tenham maior aproveitamento nas avaliações e, com isso, a garantia de melhor qualidade do ensino.
No dia a dia, conforme surjam problemas que precisam ser solucionados para não atrapalhar o bom andamento da escola.
I, II, III
I, II, IV
I, III, IV
II, III, IV
I, II, III, IV
Com o processo de descentralização cabe à escola promover a formação continuada dos profissionais docentes e administrativos.
Nas palavras de Libâneo (2006, P. 389):
A formação continuada é a garantia do desenvolvimento profissional permanente. Ela se faz por meio do estudo, da reflexão, da discussão e da confrontação das experiências dos professores. É responsabilidade da instituição, mas também do próprio professor. O desenvolvimento pessoal requer que o professor tome para si a responsabilidade com a própria formação, no contexto da instituição escolar.
De todas as discussões apresentadas, a seguir, apenas uma não é entrave para que essa formação aconteça de fato.
Assinale-a:
Transferência de responsabilidade do fracasso escolar à família, ao aluno e ao sistema educacional, ocasionando, muitas vezes, o mascaramento da falta de preparo profissional.
Reuniões administrativas sem objetividade e conselhos de classe que priorizam problemas disciplinares, como principal causa do baixo rendimento do aluno.
Falta de recursos humanos e de tempo disponível, pois os professores, geralmente, trabalham dois, três turnos para garantirem uma remuneração digna.
Rejeição às políticas educacionais, em detrimento da desvalorização da carreira, o que dificulta a responsabilidade do próprio profissional com a sua formação.
Mesmo com a ausência de um plano de carreira justo, os profissionais da educação ainda investem parte de seus baixos salários em cursos e capacitações.
A escola é uma organização diferente das empresas convencionais porque é um sistema de relações com fortes características interativas, pela intencionalidade de seus atos que é a promoção da formação humana. Quando utilizamos o termo gestão ao invés de administração, é para dar um caráter mais amplo dessa tarefa tão complexa. Segundo Libâneo, gestão é a atividade pela qual são mobilizados meios e procedimentos para se atingir os objetivos da organização, envolvendo basicamente, os aspectos gerenciais e técnico-administrativos (LIBANEO, 2008, p. 101).
Portanto, o processo de organização e gestão da escola deve estar sistematizado, articulado e concretizado de que forma?
Nos planos e projetos que a escola elabora de forma democrática, coletiva e participativa.
Na legislação vigente, sob a responsabilidade unilateral do Estado, cumprindo fidedignamente o que é imposto.
Nas metas traçadas, no início de cada ano letivo, pelo corpo docente, especialistas e funcionários, nas reuniões de planejamento.
Nos registros feitos nos conselhos de classe para que os alunos tenham maior aproveitamento nas avaliações e, com isso, a garantia de melhor qualidade do ensino.
No dia a dia, conforme surjam problemas que precisam ser solucionados para não atrapalhar o bom andamento da escola.
Transferência de responsabilidade do fracasso escolar à família, ao aluno e ao sistema educacional, ocasionando, muitas vezes, o mascaramento da falta de preparo profissional.
Reuniões administrativas sem objetividade e conselhos de classe que priorizam problemas disciplinares, como principal causa do baixo rendimento do aluno.
Falta de recursos humanos e de tempo disponível, pois os professores, geralmente, trabalham dois, três turnos para garantirem uma remuneração digna.
Rejeição às políticas educacionais, em detrimento da desvalorização da carreira, o que dificulta a responsabilidade do próprio profissional com a sua formação.
Mesmo com a ausência de um plano de carreira justo, os profissionais da educação ainda investem parte de seus baixos salários em cursos e capacitações.
A escola é uma organização diferente das empresas convencionais porque é um sistema de relações com fortes características interativas, pela intencionalidade de seus atos que é a promoção da formação humana. Quando utilizamos o termo gestão ao invés de administração, é para dar um caráter mais amplo dessa tarefa tão complexa. Segundo Libâneo, gestão é a atividade pela qual são mobilizados meios e procedimentos para se atingir os objetivos da organização, envolvendo basicamente, os aspectos gerenciais e técnico-administrativos (LIBANEO, 2008, p. 101).
Portanto, o processo de organização e gestão da escola deve estar sistematizado, articulado e concretizado de que forma?
Nos planos e projetos que a escola elabora de forma democrática, coletiva e participativa.
Na legislação vigente, sob a responsabilidade unilateral do Estado, cumprindo fidedignamente o que é imposto.
Nas metas traçadas, no início de cada ano letivo, pelo corpo docente, especialistas e funcionários, nas reuniões de planejamento.
Nos registros feitos nos conselhos de classe para que os alunos tenham maior aproveitamento nas avaliações e, com isso, a garantia de melhor qualidade do ensino.
No dia a dia, conforme surjam problemas que precisam ser solucionados para não atrapalhar o bom andamento da escola.
Nos planos e projetos que a escola elabora de forma democrática, coletiva e participativa.
Na legislação vigente, sob a responsabilidade unilateral do Estado, cumprindo fidedignamente o que é imposto.
Nas metas traçadas, no início de cada ano letivo, pelo corpo docente, especialistas e funcionários, nas reuniões de planejamento.
Nos registros feitos nos conselhos de classe para que os alunos tenham maior aproveitamento nas avaliações e, com isso, a garantia de melhor qualidade do ensino.
No dia a dia, conforme surjam problemas que precisam ser solucionados para não atrapalhar o bom andamento da escola.